terça-feira, 10 de maio de 2016

LER+PSICOLOGIA e FILOSOFIA

Artigo sobre o Torneio de Psicologia

Durante todo o ano letivo desenvolvem-se diversas actividades lúdicas na nossa escola, entre as quais o Torneio de Psicologia, organizado pelo Departamento de Filosofia.




Na manhã de 13 de Abril, realizou-se pelo décimo quarto ano consecutivo, o segundo concurso anual, no âmbito da disciplina de Psicologia, com a designação de Torneio de Psicologia, coordenado pelo professor das turmas participantes, professor César Ferreira e pela professora Antónia Neves que colaborou na coordenação da atividade.

Neste concurso participaram 3 turmas, 2 turmas representantes do curso de Línguas e Humanidades e 1 turma representante do curso de Ciências e Tecnologias, subdivididas em 6 grupos, cada um constituído por 3 alunos e dois possíveis suplentes. Estes foram escolhidos tendo em conta a qualidade das suas competências, pondo-as à prova entre os melhores alunos da disciplina sendo esse o principal objetivo.

O procedimento das olimpíadas teve como base várias etapas, cada uma constituída por 3 questões de escolha múltipla, umas fáceis, umas médias e outras difíceis. O número de cada tipo de questão variava consoante o nível da etapa em que os alunos se encontravam. 
Esta actividade permite, em primeiro lugar, um maior conhecimento dos conteúdos programáticos, na medida em que as perguntas têm carácter alargado a todo o programa da disciplina. Em segundo lugar, possibilitam que os alunos contactem com perguntas-tipo de testes.

Primeiro lugar, Equipa do 12 B

 No final, todos os participantes receberam um diploma de participação, um caderno e uma caneta. Os 3 primeiros grupos foram premiados com diplomas e livros oferecidos pelas editoras promotoras, ASA, Plátano e Porto, tendo cada pessoa desses grupos recebido 2 livros.
Os participantes vibram, aplaudindo as sucessivas respostas acertadas durante todo o concurso e acharam a iniciativa muito válida e interessante.

Segundo lugar, Equipa do 12 G

O pódio foi partilhado pelas turmas 12ºB (1º lugar), 12ºG (2º lugar) e 12ºF (3ºlugar). Estas olimpíadas servem não só para consolidar as competências dos alunos mas também para fomentar o espírito de equipa e a curiosidade do saber.

Terceiro lugar, Equipa do 12º F

O torneio terminou com umas breves palavras ditas pelo Coordenador do Clube que depois de agradecer a todos presentes estendeu os agradecimentos aos patrocinadores do evento. As editoras Plátano, Porto e Asa.
 No dia vinte do mesmo mês, o clube pelo seu coordenador, professor César e com a presença dos outros professores do grupo:   as Srs.ª professoras Antónia Neves e Isabel presentearam os participantes com prémios de presença e prémios de terceiros, segundos e primeiros lugares, entregues gentilmente pela Sr.ª Presidente do Conselho Executivo que discursou incentivando os alunos e ao grupo de trabalho pelas actividades realizadas.


Tânia Figueiredo 12ºB








Sem comentários:

Enviar um comentário