terça-feira, 10 de maio de 2016

LER+HISTÓRIA

COMEMORAÇÃO DOS 42 ANOS DA REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 74

Na semana de 25 a 29 de abril decorreu, na BE, um ciclo de atividades comemorativas do 25 de ABRIL de 74. 
Organizadas pelo grupo de História, em parceria com diversas entidades externas e internas, os nossos alunos puderam assistir às exposições “Construir a Paz com os Valores de Abril”, cedida pela CPPC, e “Cartazes de Abril”, no âmbito do concurso com o mesmo nome, aos colóquios “A Paz na atualidade”, inserido nas comemorações do Dia Municipal da Comunidade Migrante, dinamizado pela CPPC em parceria com a CMS, a direção da escola e a BE, “Resistência Clandestina ao Estado Novo”, dinamizado pelo grupo de História em parceria com a BE, tendo como oradores Dr. Amilcar Campos e a Drª Filomena Lopes respetivamente, e a palestra sobre “Os 40 anos da Constituiçõo da República”.

Dinamizada pela direção, Junta de Freguesia de Amora e a BE teve como palestrante José Pedro Soares, antigo preso político e constituinte que pôde relatar, na primeira pessoa, o que sofreram todos que lutaram contra o regime até à revolução dos cravos.


Para fechar com chave de ouro, os nossos alunos assistiram a um espectáculo de canto e poesia de abril. Após uma breve introdução à poesia/canção de intervenção, da autoria do professor Jacinto Bettencourt, ouvimos Ricardo Mestre cantar Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira.

 Encerrando o espectáculo, os alunos do 10ºC, orientados pela professora Mª José Moreira, declamaram o poema de Ary dos Santos – AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU!  


40 anos da Constituição da República




Canto e poesia de abril




Concurso Cartazes de abril








Construir a paz com os valores de abril




Paz na atualidade




Resistência ao estado Novo





Sem comentários:

Enviar um comentário