quarta-feira, 25 de março de 2015

Partilhas de Leituras

Crítica ao livro "À procura de Alaska"



Comecei a ler este livro de John Green, por influencia das redes sociais, mais especificamente do Tumblr mas no fim acabei por adorar e queres ler tudo de novo. Apesar do John Green ser conhecido por os seus livros mais direcionados para o grupo mais jovem, eles acabam por focar-se bastante na realidade de hoje em dia e nos problemas reais.

A mais valia de ler um livro deste tipo é pudermos no fim identificar-nos sempre com algumas das personagens tanto com as principais como as secundárias porque o autor tentou criar uma abundancia de personalidades que apesar de diferentes e distintas conseguem completar-se formando um grupo de amigos fabuloso como o que foi criado neste livro. Das personagens todas, a que eu mais gostei sem sombra de dúvida foi o Miles Halter, o típico rapaz ‘’geek’’ que muda de escola e que ninguém quer ter como amigo mas no fim apercebe-se que este tipo de pessoas na realidade são as melhores que podemos guardar na nossa vida e na nossa memória.
 
Recomendo, sem pestanejar sequer, este livro a qualquer pessoa tanto faz se é adulto, da minha idade, mais idoso, um pai, um primo, porque este livro apresenta uma perspetiva realística mas sem exageros sobre o que realmente se passa entre os adolescentes hoje em dia e o que realmente importa ser e ter enquanto seres humanos. É um livro tocante que nos faz querer ler tudo de novo só para pudermos passar pela experiencia de voltar a sentir o que as personagens sentem, o que eles passam, o que eles dizem… Já para não falar do final que me deixou totalmente sem palavras e sem ar.

Na minha opinião, a fama do John Green é totalmente merecida. Ele leva-nos a ler vezes e vezes sem conta os seus livros porque é uma leitura fácil mas que por trás esconde as imensas realidades vividas hoje em dia. Este é sem dúvida um dos meus livros favoritos e obviamente, quero acompanhar todos os lançamentos deste grande autor.

Inês Simões, 11ºH, nº13

Sem comentários:

Enviar um comentário